Com 21 vitórias consecutivas, o Coritiba garantiu a conquista antecipada do Campeonato Paranaense e vantagem nas oitavas de final da Copa Kia do Brasil. O desempenho, visto apenas no Palmeiras de 1996, inspira a confiança de torcedores, mas não do marketing.
Um dia após a conquista do segundo título estadual seguido, o clube alviverde iniciou a venda de camisa comemorativa, por R$ 49,90. Haverá, ainda, edição especial da revista do time. A sensação, porém, é que ações não devem ser “forçadas”.
“Se o time for bem, as coisas vão acontecer naturalmente”, explica Oliver Seitz, gerente de marketing do Coritiba, que classifica o crescimento no número de sócios, “vertiginoso”, como principal ponto positivo atingido com a sequência de vitórias da equipe.
Em janeiro de 2010, segundo o gerente, o Coritiba possuía cerca de dois mil associados, em momento posterior à queda para a segunda divisão nacional. Atualmente, de volta à elite do futebol brasileiro, conta com aproximadamente 20 mil sócios.
Em termos financeiros, considerando valor médio de R$ 60 para a adesão, esse crescimento representa entrada de R$ 1 milhão mensais no caixa da equipe paranaense. Esse modelo, vale lembrar, também gerou prejuízo de R$ 260 mil nas bilheterias neste Estadual.