O maior jogador de basquete de todos os tempos completou 50 anos no último domingo. A efeméride serviu para ratificar o potencial comercial que Michael Jordan ainda tem, a despeito de ter deixado as quadras em 2003.
Segundo levantamento feito pela revista “Forbes”, Jordan amealhou US$ 80 milhões em patrocínios no ano passado. O valor é bem próximo daquele arrecadado pelo boxeador Floyd Mayweather, que conseguiu US$ 85 milhões (incluindo premiações esportivas) e foi o atleta mais bem pago do mundo no período.
O mais curioso é que Jordan ganha muito mais hoje do que faturava quando estava em atividade. Ainda de acordo com a “Forbes”, o jogador de basquete atingiu US$ 50 milhões anuais quando estava no auge da carreira.
O principal motivo para Jordan faturar mais hoje é a linha de produtos com o nome dele. O ex-jogador empresta o nome à Air Jordan, marca vinculada à Nike.
Em 2012, a Air Jordan respondeu por 58% do mercado de calçados para basquete nos Estados Unidos. As outras marcas da Nike, somadas, chegaram a 34% do mesmo bolo.
Globalmente, a Air Jordan teve crescimento superior a 20% em 2012. No último fim de semana, aproveitando o aniversário do astro, a marca lançou a 28ª edição da coleção de calçados com chancela dele.
O curioso é que Jordan ganhava US$ 500 mil anuais quando assinou o primeiro contrato com a Nike, em 1984. O negócio tinha cinco anos de duração, e a evolução financeira é um retrato do quanto o astro consolidou sua imagem.
Além da Nike, o ex-jogador é patrocinado atualmente por Gatorade, Hanes, Upper Deck, 2K Sports, Presbyterian Healthcare e Five Star Fragrances.
Jordan também tem dinheiro investido em concessionárias, restaurantes e em 80% do Charlotte Bobcats, franquia da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA).