O centro de exposições Imigrantes, em São Paulo, receberá entre os dias 10 e 13 de setembro deste ano a 11ª edição da Adventure Sports Fair. Idealizado pelo empresário Sérgio Franco, o evento trabalha com um sistema de pir”mide e pretende fortalecer neste ano as ações para transformar o público. Segundo dados apresentados pelo próprio Franco, o mercado de aventura no Brasil é desenhado da seguinte maneira: 5% dos consumidores são realmente aventureiros, 20% fazem turismo com essa finalidade eventualmente e os outros 75% apenas compram produtos ou se identificam com o perfil. A função da feira, portanto, é fazer com que o público suba de categoria e que a base da pir”mide cresça. ?É preciso trabalhar fortemente a interação com o público para atingirmos isso, e nós apostamos muito na feira como experiência. Queremos mostrar que há diferentes possibilidades para quem gosta desse segmento?, contou Franco. Uma das apostas da feira é a Brazilian Adventure Society (BAS), entidade criada por um grupo de aventureiros que inclui Franco. A associação propõe reunir pessoas que praticam esse tipo de atividade no país, traçar um roteiro de projetos ou expedições e criar um elo com outros países. Além disso, a BAS atuará diretamente na preparação de estrutura para o turismo de aventura no Brasil e terá uma série de parcerias com empresas que investem no segmento. Portanto, a organização da feira aposta nesse conceito para aumentar o vínculo entre consumidores e o setor. Na feira, a maioria dos patrocinadores e expositores investirá em ações que darão ao público uma demonstração de como funciona o esporte de aventura. ?A ideia não é apenas gerar negócio, mas mostrar que esse segmento pode crescer constantemente?, encerrou Franco. No ano passado, o evento gerou cerca de R$ 95 milhões.