Pela primeira vez, a Fifa realizará o Fan Festival em cidades fora do país-sede da Copa do Mundo. Além do Fan Festival programado para o Parque Al Biddade, em Doha, no Catar, mais seis cidades do planeta terão eventos satélites, entre as quais São Paulo e Rio de Janeiro. Também participarão da iniciativa Londres (Inglaterra), Cidade do México (México), Seul (Coreia do Sul) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
“O Fan Festival foi concebido para reunir os torcedores além dos estádios para vivenciar o melhor do futebol, da música, da cultura e do estilo de vida”, afirmou Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.
Em abril, a Máquina do Esporte já havia revelado que Brasil e Inglaterra seriam algumas das sedes do Fifa Fan Festival. Após a Máquina descobrir o link do Fan Festival, a Budweiser, patrocinadora da Copa do Mundo do Catar 2022 e à frente da iniciativa, retirou o site do ar.
Os eventos também servirão para a AB InBev ativar as marcas Brahma e Corona, juntamente com as versões sem álcool. O Fan Festival de Doha terá um novo formato, com misto de futebol, música, gastronomia e cultura.
“Estamos honrados em colaborar com Budweiser, Corona e Brahma para levar o conceito do Fifa Fan Festival que residirá em Doha e reverberá-lo nesses eventos globais de alta energia, levando o clima da Copa do Mundo Fifa até os torcedores mundialmente”
Romy Gai, diretor de negócios da Fifa
Eventos internacionais
Os eventos internacionais do Fan Festival contarão com transmissões ao vivo dos jogos no Catar e atividades de entretenimento, como a apresentação de DJs, músicos e artistas locais, e presença de lendas da Fifa. Alguns eventos terão áudio imersivo 4D, que trará os sons das partidas nos estádios catarianos.
“Com bilhões de fãs de futebol assistindo ao Mundial, estamos contentes pela parceria com a Fifa na criação do primeiro Fan Festival internacional, que será uma experiência única para o torcedor. E tudo isso com Budweiser, Corona e Brahma”
Todd Allen, vice-presidente global de marketing da Budweiser na AB InBev
Todas as cidades do Fan Festival serão conectadas ao evento principal no Catar por meio da promoção da marca Copa do Mundo Fifa no local, conteúdo exclusivo do país-sede e narração unificada nos canais digitais da federação, sobretudo no Fifa+, que servirá como uma central de conteúdo digital para os torcedores assistirem, vivenciarem e interagirem uns com os outros ao redor do globo.
O Fan Festival ficará aberto em datas e horários selecionados ao longo do torneio a partir de 20 de novembro, data do jogo de abertura do Mundial. O conceito de cada local variará em tamanho, com ativações dos patrocinadores e capacidade para mais de 10 mil visitantes.
Vale destacar que apenas consumidores com idade legal para consumo de bebidas alcoólicas terão acesso ao Fan Festival. Os seis locais terão acesso geral gratuito ou com custo mínimo. Já o acesso vip estará disponível mediante pagamento.
Locais no Brasil
No Brasil, a AB InBev ativará o Fan Festival com a marca Brahma nas duas principais capitais do país. No Rio de Janeiro, o evento acontecerá na Praia de Copacabana, mesmo local em que foi realizado o Fan Festival durante a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
Em São Paulo, o Vale do Anhangabaú, que também já sediou o evento durante o Mundial de 2014, voltará a receber a iniciativa da Fifa.