O golfista Tiger Woods é o primeiro nome do esporte a figurar na lista dos bilionários do mundo apenas com o valor amealhado como profissional. Segundo a revista ?Forbes?, o norte-americano alcançou essa cifra (em dólares) graças a um prêmio de US$ 10 milhões na Fedex Cup deste ano e à soma dos aportes pessoais. Woods, 33, possui nove patrocinadores pessoais. Ele tem contratos com marcas como Nike, American Express, AT&T, Accenture, Tag Heuer, Eletronic Arts, Gillette, Gatorade e EA Sports ? em 2008, em virtude da crise, a General Motors abandonou essa lista e deixou de pagar US$ 40 mil anuais ao atleta. Os valores dos contratos de Woods variam muito ? a Gatorade, por exemplo, pagou US$ 100 mil apenas pelo direito de usar o nome dele em uma linha de produtos. Entretanto, a vasta lista e o montante amealhado pelo golfista a cada temporada mostram o quanto ele possui uma imagem positiva e bem explorada pelo marketing. Antes de Woods, apenas dois atletas chegaram perto de amealhar uma fortuna de US$ 1 bilhão. Isso aconteceu com o jogador de basquete norte-americano Michael Jordan, que até hoje recebe US$ 45 milhões por temporada de seus patrocinadores e chegou a acumular US$ 800 milhões, e com o alemão Michael Schumacher, que atingiu um montante total de US$ 700 milhões.