Os organizadores dos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, previam arrecadar cerca de US$ 300 milhões com patrocínios quando a cidade foi escolhida para sediar o evento. A menos de cinco anos da disputa, porém, esse valor já chega a US$ 750 milhões, mais do que o dobro da projeção inicial. Até o momento, sete patrocinadores já se uniram ao projeto russo. A estimativa é de que outras duas empresas completem o grupo de apoiadores locais da competição, elevando o faturamento com patrocínio a mais de US$ 1 bilhão. ?Espero com otimismo por um par de novos companheiros até o fim do ano. Isso mostra que estamos realizando uma campanha eficiente?, afirmou Dmitry Chernyshenko, que comanda a organização de Sochi-14. A cidade já conseguiu o patrocínio de várias das maiores empresas da Rússia, incluindo a gigante estatal do petróleo Rosneft e o banco Sberbank, o maior do país. A companhia aérea Aeroflot e a montadora Volkswagen também fazem parte do time de parceiros comerciais do evento. O aporte privado é essencial para a realização dos Jogos de Inverno. No início do ano, o governo russo anunciou o corte de US$ 600 milhões da verba estatal para a competição, em virtude da crise financeira. Apesar do desfalque no caixa, Chernyshenko disse que a construção das infraestruturas já está em curso e tudo deverá ficar pronto em 2012 para permitir a realização de eventos-teste antes dos Jogos de 2014. ?Somos menos dependentes da crise econômica. O comitê organizador de Sochi vai bem. Esse é o projeto número um do país?, completou Chernyshenko.