A Vulcabras, gestora no Brasil das marcas Olympikus, Mizuno e Under Armour, teve lucro líquido de R$ 97,9 milhões no terceiro trimestre deste ano. Isso representa uma queda de 22,6% em relação a igual período de 2021.
O lucro líquido recorrente, porém, teve um aumento de 35,7% sobre o mesmo período do ano passado, com total de R$ 99,99 milhões no trimestre.
Já o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve uma queda de 4,8%, atingindo R$ 132,2 milhões de julho a setembro.
Lucro bruto
O lucro bruto foi de R$ 250,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 29,6% no comparativo com 2021.
“O impacto positivo trazido aos custos devido ao grande volume produzido no 3º trimestre de 2022, aliado à alta demanda pelos produtos das novas coleções de tênis das três marcas [Olympikus, Mizuno e Under Armour], propiciaram ganhos de eficiência produtiva e a captura de sinergias operacionais que resultaram na melhora da margem bruta”, analisou a empresa em seu balanço financeiro.
A receita líquida atingiu R$ 663,5 milhões, com crescimento de 23,8% sobre 2021. No mercado interno, esse montante chegou a R$ 621,8 milhões (crescimento de 24,9%). Fora do Brasil, a receita líquida foi de R$ 41,7 milhões, com um aumento de 10% no comparativo com o terceiro trimestre de 2021.
O resultado financeiro líquido, porém, foi de menos R$ 6,5 milhões no trimestre. De julho a setembro do ano passado, havia sido positivo de R$ 11,1 milhões.
Dívidas caem
Ao final do trimestre, o endividamento da companhia caiu. No final de setembro, a dívida líquida da Vulcabras chegou a R$ 140,7 milhões, o que representa uma queda de 40,5% em relação ao montante do final de 2021.