O Barclays anunciou nesta sexta-feira a renovação do patrocínio à Premier League até a temporada 2012/13. O novo contrato renderá 82,2 milhões de libras (R$ 231 milhões) à entidade inglesa em cada um dos próximos três anos. O acordo coloca fim às especulações de que o banco deixaria o posto de patrocinador máster do Campeonato Inglês em virtude da crise financeira. “O patrocínio à Premier League é um elemento muito importante para a nossa estratégia de mercado e, principalmente, um método eficaz para introduzir nossa marca no mercado”, disse Robert E. Diamond Jr, presidente do Barclays. Há um ano, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) chegou a abrir uma linha de crédito de US$ 30 bilhões para que o Barclays e o Royal Bank of Scotland (RBS) conseguissem superar a instabilidade financeira. À época, a instituição anunciou que poderia rever seus acordos esportivos para conter os gastos. “A força da Premier League está no fato de ser uma competição essencialmente inglesa que ganhou um grande acompanhamento internacional. Isso claramente ressoa com o desenvolvimento dos negócios e das aspirações do Barclays”, afirmou Richard Scudamore, chefe da liga. O primeiro contrato entre a Premier League e o Barclays foi assinado em 2001, e renovado em 2004. O vínculo atual venceria após a temporada 2010/11.