A decisão de compartilhar nas próprias redes sociais um filme com conteúdo antissemita tem custado caro para o australiano Kyrie Irving. A Nike decidiu romper o contrato de patrocínio com o atleta do Brooklyn Nets, que disputa a liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA).
Além de dar fim ao contrato, que estava em vigor desde 2014 e tinha validade até o ano que vem, a empresa decidiu cancelar o lançamento do tênis Kyrie 8, fruto da parceria com o atleta. Em comunicado oficial, a empresa disse acreditar que “não há lugar para discursos de ódio” e que condena “qualquer forma de antissemitismo”.
Entenda o caso
O compartilhamento do filme conspiracionista, que ataca o povo judeu, foi feito na última quinta-feira (3) por Kyrie Irving. Desde então, ele passou a ser alvo de inúmeras críticas, inclusive vindas de alguns colegas de profissão, caso de LeBron James, do Los Angeles Lakers.
A NBA decidiu suspender Kyrie Irving, que também enfrenta punições feitas pelo próprio time. O atleta deverá ficar afastado do elenco por pelo menos três partidas. Até o momento, já cumpriu duas, não tendo participado das vitórias do Brooklyn Nets sobre o Washington Wizards e o Charlotte Hornets.
Exigências para ser aceito de volta
De acordo com o portal The Athletic, a diretoria da equipe teria imposto uma lista com seis exigências para que Irving possa ser reintegrado ao elenco. Entre elas estão fazer um pedido público de desculpas, expressar sua condenação a conteúdos considerados nocivos e mentirosos (ambos já foram feitos) e doar a quantia de US$ 500 mil para organizações que atuam no enfrentamento à intolerância e ao ódio.
Irving ainda terá de passar por um curso criado pelos Nets, com o objetivo de sensibilizá-lo para temas de impacto social, e também participar de uma reunião com representantes da NBA e lideranças da comunidade judaica do Brooklyn.
Por fim, além de convencer o proprietário da equipe, Joe Tsai, de que compreendeu a gravidade do erro cometido, o jogador deverá apresentar garantias de que o gesto não será repetido.