A Copa do Mundo do Catar 2022 finalmente começará no próximo domingo (20), com o pouco empolgante Catar x Equador, às 13h (horário de Brasília). Nos dias seguintes, porém, uma legião de craques desfilará pela tela da TV. Não faltam atrações: a última Copa de Messi e Cristiano Ronaldo, Neymar em sua terceira tentativa de ganhar o Mundial, Mbappé que entra no torneio defendendo o título, e ainda a primeira chance de uma geração de novos talentos, como Vini Jr., de brilhar em escala global.
As marcas, patrocinadoras ou não da Copa do Mundo ou da seleção brasileira, aproveitaram principalmente as últimas semanas para ativar a competição em uma série de filmes publicitários que tentam ficar nos corações e mentes da torcida. Veja abaixo os 10 melhores anúncios para entrar no clima da Copa do Mundo do Catar, selecionados pela equipe da Máquina do Esporte.
1) Associação Uruguaia de Futebol
A Associação Uruguaia de Futebol fez a divulgação dos convocados para a Copa do Mundo de uma maneira inusitada: um anúncio mostrou quem eram os 26 jogadores que defenderão a Celeste Olímpica no Catar e quais as suas origens. A ideia foi unir e irmanar todo o povo uruguaio para apoiar sua seleção.
2) Nike
A Nike, que é fornecedora oficial de 13 das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo, divulgou um anúncio em tom futurista, no qual dois cientistas discutem quem foi melhor, Ronaldinho Gaúcho ou Kylian Mbappé, craques de épocas diferentes, utilizando o FutebolVerso (uma espécie de metaverso) para recriar a melhor versão de cada um. No filme, aparecem outros embaixadores famosos da marca, como Ronaldo Fenômeno e Cristiano Ronaldo.
3) Brahma
Patrocinadora da seleção brasileira, a Brahma produziu um filme publicitário buscando despolitizar a camisa da seleção brasileira. A marca de cerveja afirmou que, independentemente “das nossas diferenças fora de campo, precisamos lembrar do significado original da amarelinha. Uma camisa que sempre simbolizou a nossa brasilidade, a nossa alegria, a nossa paixão, a nossa Brahmosidade”. A narração é de Galvão Bueno.
4) Qatar Airways
Uma das principais patrocinadoras da Copa, a Qatar Airways divulgou vários anúncios. O principal deles mostra torcedores de vários países chegando ao Catar em voos da companhia aérea. Para os brasileiros, porém, o mais significativo é um filme em que Neymar interage com um jovem fã mostrando que o caminho até se tornar um craque é longo. O filme termina com uma mensagem inspiradora: “Nunca se contente em ser o segundo melhor”.
5) Itaú
A nova versão do clássico “Mostra tua força, Brasil”, hino da seleção brasileira lançado na Copa do Mundo de 2014, é cantada por Ludmilla, João Gomes, Kawe e a banda Timbalada. A música que embala o comercial do Itaú estreou na TV no último domingo (13), no intervalo do Fantástico, e busca promover valores como união, garra, respeito e diversidade.
6) Quilmes
O filme “Coincidências”, da Quilmes, mostra uma série de fatos em comum entre os anos de 2022 e 1986, data do último título da seleção argentina. Para os torcedores que aparecem na peça publicitária, essas coincidências só podem mostrar uma coisa: que a Argentina voltará a ganhar o título mundial. Nós, brasileiros, claro, esperamos que o prognóstico desse comercial falhe.
7) Vivo
A Vivo seguiu uma linha parecida com a cervejaria argentina. O anúncio “Sinais” usa a imagem de Vini Jr., embaixador da marca, para mostrar uma série de sinais que preveem que neste ano o Brasil ganhará o hexacampeonato mundial. O curioso é que a recorrência com que o número 6 aparece no anúncio gerou teorias da conspiração nas redes sociais, associando a um sinal do anticristo (666). Quanto ao hexa, esperamos que a previsão se concretize.
8) Adidas
Narrada pelo rapper britânico Stormzy, a campanha da Adidas usa a imagem de alguns dos principais embaixadores da marca, como Lionel Messi e Karim Benzema, para passar a mensagem de que a Copa do Mundo é um momento de celebração em que as alegrias dos torcedores do planeta estão unificadas. O filme termina com uma adaptação de um dos principais slogans da Adidas: “Quando o futebol é tudo, nada é impossível”.
9) Sportv
Em tom emotivo e de resgate da brasilidade, o Sportv resgatou o clássico “E vamos à luta”, de Gonzaguinha, lançado em 1980, no final da ditadura militar e durante a abertura política. A música ganhou uma roupagem moderna nas vozes de Luedji Luna e Criolo, na tentativa de criar um clima de empolgação para a Copa do Mundo, que será transmitida pelo canal.
10) Duolingo
Sem ser patrocinador da Copa do Mundo do Catar, o Duolingo anunciou uma espécie de “antipatrocínio” ao Mundial da Fifa, cercado de polêmicas e denúncias sobre desrespeito aos direitos humanos. Para isso, o aplicativo de ensino de línguas ativou o patrocínio ao Qatar, não o país-sede da Copa, mas um modesto time amador de Itaguaí (RJ).