O atacante Robinho, do Manchester City e da seleção brasileira, é o novo garoto-propaganda da Samsung. Na próxima semana começarão as filmagens e fotos com o jogador, contratado por um ano pela fabricante coreana para ser a estrela dos comerciais de produtos Samsung. O acordo será divulgado nesta quinta-feira pela empresa de eletrônicos, e faz parte de uma estratégia para vincular a imagem da companhia à seleção brasileira, que disputará em 2010 a Copa do Mundo de futebol. ?Estamos satisfeitos em poder afirmar que o Robinho é o nosso garoto-propaganda para 2010. A ideia de contratá-lo surgiu por uma necessidade nossa para se aproximar do torcedor brasileiro no ano que vem, que é um ano especial para o futebol e estratégico para a Samsung do ponto de vista de negócios?, afirmou à Máquina do Esporte David Grinberg, gerente de marketing esportivo da multinacional coreana. Com Robinho, a empresa espera ter a imagem, de certa forma, vinculada à seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo. O jogador é um dos mais populares do time convocado por Dunga. A Samsung será cotista das transmissões do Grupo Bandeirantes em 2010. ?Nós já temos um grande ativo no esporte que é o Palmeiras, mas precisávamos nos associar a um atleta ou a uma entidade que representasse toda a massa brasileira?, disse Grinberg. Neste ano, a empresa chegou a negociar com a CBF um patrocínio à seleção brasileira, mas as negociações acabaram esfriando. Sem o time nacional, a decisão da empresa foi buscar um atleta que fosse unanime na equipe. ?Chegamos ao nome do Robinho como uma estrela que tem grande identificação com o torcedor brasileiro. Ele tem uma história que é o perfil do brasileiro, um cara que teve uma inf”ncia difícil, mas venceu na vida. Além disso, ele representa o estilo de jogo do futebol brasileiro, que é irreverente, para cima. E esses são atributos que a Samsung também compartilha?, justificou Grinberg. Apesar de toda a negociação com Robinho ter sido conduzida pelo departamento de marketing esportivo da Samsung, o jogador não deverá fazer ações de relacionamento para a empresa, de acordo com o executivo. ?O plano de ativação para o Robinho se dá prioritariamente no uso da imagem dele para campanhas de divulgação do portifólio de produtos. Ele é muito mais uma ativação institucional da empresa do que esportiva?, finalizou Grinberg.