O Fox Sports decidiu dobrar o valor do anúncio durante a transmissão de Inglaterra x Estados Unidos, jogo válido pelo Grupo B da Copa do Mundo do Catar. A emissora estava cobrando US$ 300 mil pela publicidade de 30 segundos durante o intervalo dos jogos. Para o confronto desta sexta-feira (25), decidiu reajustar a tabela para US$ 600 mil.
O aumento pode ter sido ainda maior. Anteriormente, a Bloomberg havia informado que a emissora estaria cobrando US$ 700 mil pela publicidade durante a partida.
A decisão da TV, que transmite a Copa do Mundo na TV a cabo e no streaming, aconteceu por conta de várias razões e algumas coincidências que fizeram com que esse intervalo comercial fosse o mais desejado nos Estados Unidos durante a Copa do Mundo até o momento.
Aumento de audiência
Em primeiro lugar, a audiência do jogo de estreia do Mundial da Fifa, entre Catar e Equador, no último domingo (20), surpreendeu até os próprios executivos da emissora. A transmissão da vitória equatoriana por 2 a 0 atraiu uma audiência de 3,2 milhões de pessoas. Isso representou um aumento significativo de 88% em relação ao jogo de estreia da Copa do Mundo da Rússia 2018, quando a seleção da casa goleou a Arábia Saudita por 5 a 0.
Na programação em espanhol, Telemundo, Peacock e Telemundo Deportes, da NBC, conseguiram 4 milhões de espectadores em suas plataformas digitais. Como comparativo, em 2018, o jogo de abertura havia atraído “apenas” 1,54 milhão de pessoas.
Black Friday
Outro fator que ajudou o Fox Sports a comercializar de forma mais rentável o jogo da seleção americana foi a feliz coincidência de a partida acontecer no mesmo dia da Black Friday, tradicional data do varejo dos Estados Unidos.
Muito antes de se transformar em um sucesso para o comércio varejista brasileiro, a Black Friday já havia se tornado uma das principais datas em que as empresas gastam com publicidade tentando atrair os consumidores e melhorar as vendas em território americano.
Jogo desejado
Por fim, o confronto contra a Inglaterra, além de ser o principal dos Estados Unidos durante a primeira fase da Copa do Mundo, ainda atraiu uma audiência que acompanha futebol. Hoje, a Premier League é a liga nacional da modalidade que mais chama a atenção dos fãs americanos.
No English Team, jogam atletas como Harry Maguire, Mason Mount, Harry Kane e Raheem Sterling, que os torcedores americanos estão acostumados a ver atuando por seus clubes no Campeonato Inglês.
Para se ter uma ideia, a temporada 2021/2022 da Premier League, que é transmitida pelos canais da NBC, foi a segunda mais assistida em todos os tempos, com média de 507 mil telespectadores por partida. Ficou atrás apenas de 2015/2016, quando o Leicester ganhou o título de maneira surpreendente.
Em relação à temporada 2020/2021, houve um aumento de 21% no interesse pelo Campeonato Inglês. Doze jogos obtiveram média de mais de 1 milhão de telespectadores.
Aporte bilionário
Analistas de mídia acreditam que o Fox Sports possa arrecadar até US$ 125 milhões em receita publicitária com a Copa, que concorre com as grandes ligas americanas, como NFL, NBA e NHL, que estão com seus campeonatos em andamento.
O dinheiro servirá para pagar a conta pelos direitos de mídia da competição. Fox Sports, da Fox Corp, e Telemundo, da NBCUniversal, desembolsaram US$ 1 bilhão pelos direitos de transmissão em inglês e espanhol das Copas do Mundo de 2018 e 2022 nos Estados Unidos. Por conta desse montante, as duas emissoras enfrentam desafios complicados para fechar a conta.