O banco BV divulgou, nesta terça-feira (29), o resultado de uma pesquisa on-line realizada em parceria com o Instituto Mind&Miners. O estudo revelou que 88% dos 1.100 entrevistados consideram o esporte uma ferramenta de transformação social.
A pesquisa foi feita com uma amostra representativa da população conectada, incluindo todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
“Para o BV, apoiar o esporte está alinhado aos nossos princípios, já que acreditamos que as modalidades esportivas atuam como ferramenta de transformação social. Dos entrevistados, 45% consideram que marcas que apoiam o esporte colaboram para que a sociedade busque nas modalidades esportivas atributos como saúde, criatividade e superação”, afirmou Tiago Soares, gerente executivo de sustentabilidade e experiência de marca do banco BV.
Outros 35% dos respondentes consideram que o esporte valoriza aspectos como socialização, respeito, cooperação e inserção na sociedade. A pesquisa mostrou também que o esporte gera oportunidades de educação, sendo fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que, em alguns casos, se tornam atletas profissionais.
Por fim, 11% dos que responderam à pesquisa acreditam que o esporte amplia a representatividade social e diminui preconceitos raciais e de gênero.
Esportes em destaque
Em relação às modalidades olímpicas mais lembradas, os destaques foram, pela ordem, vôlei (29%), ginástica artística (21%), basquete (18%), natação (16%), atletismo (15%), skate (13%), tênis (11%) e surfe (10%). Todos os citados são apoiados pelo BV por meio de institutos ou atletas de alta performance.