O ex-jogador Fred, um dos maiores ídolos da história do Fluminense, foi anunciado, nesta quinta-feira (1º), como novo diretor de planejamento esportivo do clube carioca. O ex-atacante se aposentou do futebol com a camisa do Tricolor das Laranjeiras em julho deste ano.
De acordo com o Fluminense, o acordo foi fechado após o ex-jogador concluir cursos de especialização, como a Licença B de Treinadores pela CBF Academy e um curso de gestão ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional, que lhe rendeu o certificado de “Executivo de Futebol”.
Na nova função, Fred será responsável pelo planejamento e integração de todas as áreas de futebol do clube, entre profissional, categorias de base e feminino. Além disso, representará o Fluminense em viagens de intercâmbio com equipes da Europa e auxiliará em decisões de logística esportiva. O ex-atacante responderá à diretoria executiva de futebol e à diretoria do clube.
Logo depois do anúncio, o novo diretor já participou de uma reunião com a diretoria e com o técnico Fernando Diniz, que também teve seu contrato renovado por mais um ano nesta quinta-feira (1º). O principal objetivo da temporada 2023 será o título inédito da Copa Libertadores.
Dentro de campo, Fred conquistou dois Brasileirões (2010 e 2012), dois Cariocas (2012 e 2022), duas Taças Guanabara (2012 e 2022) e uma Taça Rio (2020) com a camisa do Fluminense. Ele é o segundo maior artilheiro da história do clube e o primeiro em jogos oficiais (199 gols). Além disso, é o maior artilheiro da história da Copa do Brasil (37 gols) e o segundo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, sendo o líder na era dos pontos corridos.