Campeão nacional desta temporada, O Flamengo terá de esperar até a metade do ano que vem para medir exatamente o impacto que o título terá em suas receitas. O Clube dos 13 fará novo censo dos compradores de pacotes de pay-per-view em junho de 2010, e só então terá dimensão exata do quanto a ascensão do clube rubro-negro representou em termos de mobilização popular. O montante pago pela Globo aos clubes pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro é dividido a partir de dois critérios. Os times recebem parte do dinheiro em cotas fixas, e o restante é calculado a partir de aferição do volume de vendas do PPV. Nos dois anos em que a pesquisa foi realizada, o Flamengo apareceu na liderança do ranking de venda de pacotes. De 2008 para 2009, porém, o contingente de torcedores do clube entre os compradores caiu de 13,84% para 12,61%. O resultado aproximou o time carioca do Corinthians, segundo colocado na pesquisa, que havia atingido 9,77% dos assinantes de PPV em 2008 e subiu para 11,89% neste ano (evolução superior a 21%). Contudo, a pesquisa de 2009 foi realizada em junho, época em que o Flamengo estava distante da conquista do título. Portanto, só no levantamento que será realizado na metade do próximo ano é que o Clube dos 13 saberá o real interesse que a conquista rubro-negra causou. ?Temos de esperar para ter uma noção exata do impacto desse título. Acreditamos que esse modelo de divisão é o mais justo, e ele vai permanecer ao menos até 2011, quando serão renegociados os valores dos direitos de mídia?, projetou Ataíde Gil Guerreiro, diretor de relações institucionais e marketing do C13.