A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou em abril deste ano um limite orçamentário de 40 milhões de libras (R$ 115,1 milhões) para cada equipe que disputar a Fórmula 1 em 2010. Todavia, essa não foi a única medida tomada para reduzir os custos da categoria. No início da temporada, todos os carros serão apresentados ao público em um evento coletivo, reduzido assim o gasto com festas e recepções. Ainda não existe uma data estipulada, mas o lançamento dos carros deve acontecer em janeiro de 2010, em Valência (Espanha). O formato do evento também é tratado em sigilo por enquanto ? a FIA não anunciou se promoverá um ?desfile?, uma exposição conjunta dos modelos ou uma apresentação com estandes para cada equipe, por exemplo. ?Todas as equipes concordaram, e nós vamos fazer um lançamento coletivo?, confirmou Nick Fry, diretor-executivo da equipe Mercedes, que assumiu a estrutura da Brawn e fará no ano que vem a estreia desse nome. Além do corte de custos, a ideia de um lançamento conjunto surgiu como alternativa para as equipes terem o evento como fonte de receita. A ideia é reunir não apenas a imprensa especializada, mas parceiros e possíveis investidores. ?Acho que será algo muito inovador. Não posso adiantar muita coisa no momento, até porque teremos reuniões para acertar as questões do formato, mas desejamos criar algo de grande porte?, confirmou Fry.