Egresso da segunda divisão, o Avaí foi uma das principais surpresas da temporada e terminou o Campeonato Brasileiro de 2009 na sexta posição. A boa permanência na elite nacional e a campanha positiva criaram expectativa para o próximo ano. Não apenas para a torcida, mas para os responsáveis pelas negociações de patrocínio. A expectativa do clube catarinense é dobrar as receitas amealhadas nesta temporada. Atualmente, o Avaí negocia com cerca de seis empresas para a cota máster de seu uniforme em 2010. Eram apenas cinco, mas uma companhia procurou o clube na última semana. A expectativa da diretoria é fechar um contrato até os primeiros dias de 2010. ?Acreditamos que vamos atingir o dobro do ano passado, até porque vivemos outra realidade. Estamos em uma situação bem diferente do ano passado, com uma perspectiva de exposição maior. Se fecharmos 10% da nossa expectativa, já estaremos com uma situação bem adiantada para a próxima temporada?, disse Otilia Pagani, diretora de marketing do Avaí. A meta de dobrar a arrecadação com patrocínios é o reflexo de uma pesquisa realizada pelo Avaí. A diretoria consultou outros clubes do país para buscar um par”metro financeiro a ser trabalhado em 2010. ?Pegamos a realidade do Nordeste, de clubes de São Paulo como Santos e até o Barueri. Tentamos fazer comparativos, entender como é a visibilidade dessas equipes?, completou Otilia. Em 2009, a cota máster de patrocínio do uniforme do Avaí foi ocupada pela empresa de computação Pauta. Além disso, o clube catarinense teve aportes de Unimed, Brascopper, Andra, Coel e Woa. Outra aposta do Avaí para a próxima temporada é uma mudança no sistema de arrecadação na Ressacada em dias de jogos. O clube planeja uma reestruturação em seu programa de sócios e a ampliação da área VIP da arena, sobretudo para o uso em relacionamento.