O esc”ndalo sexual envolvendo Tiger Woods pode ter custado até US$ 12 bilhões aos seus patrocinadores, segundo mostra um estudo feito por dois pesquisadores norte-americanos que analisaram as oscilações sofridas na Bolsa de Valores pelas empresas ligadas ao atleta. Liderada por Christopher Knittel e Victor Stango, a análise levou em conta a performance dos preços das ações dos investidores de Woods nas duas semanas subsequentes ao acidente de carro sofrido pelo golfista. O levantamento mostrou que os patrocinadores do jogador perderam 2,3% de seu valor agregado de mercado nesse período. As três principais empresas atreladas a Woods (Nike, Electronic Arts e Gatorade ? a última, inclusive, já retirou o apoio ao atleta), o valor cai para 4,3%, ou US$ 5,7 bilhões. “Nós estimamos que acionistas dos patrocinadores de Tiger Woods perderam de 5 a 12 bilhões de dólares após o acidente de carro do golfista, em comparação com acionistas de empresas que o senhor Woods não endossa”, escreveram os pesquisadores. A velocidade das perdas foi brecada pelo anúncio de que Woods deixaria o esporte por tempo indeterminado, feito em 11 de dezembro. Contudo, até o dia 17, que marca o fim do estudo, não houve recuperação desse valor. Antes do esc”ndalo, a renda total de Woods ? o primeiro atleta o mundo a atingir a marca de US$ 1 bi em faturamento – em 2009 era estimada em aproximadamente US$ 100 milhões. Após a confissão de vários casos extraconjugais do jogador, no entanto, Gatorade e Accenture decidiram romper seus contratos publicitários com o golfista. A Tag Heuer, por sua vez, retirou o rosto de Woods de seus anúncios.