O Grêmio terá um modelo de camisa preta nesta temporada. O uniforme servirá como mote para uma ação da equipe gaúcha, ainda sem data de lançamento, em seu site oficial. A ideia é apresentar diferentes versões do uniforme e promover uma eleição entre os torcedores para definir qual delas será usada em 2010. A logística da ação deve seguir o plano que o Grêmio desenvolveu no fim do ano passado, quando usou votos de torcedores para escolher a camisa oficial do ?Exército gremista?, plano de vantagens para os adeptos da equipe. O lançamento da promoção depende apenas de uma aprovação da diretoria, que precisa avalizar os modelos que serão apresentados ao público. O Grêmio já escolheu o layout de dois uniformes, um com listras verticais e outro predominantemente branco. A camisa principal, com listras verticais azuis, pretas e brancas, seguirá um padrão mais tradicional em comparação com anos anteriores. A grande novidade para esta temporada é que o Grêmio não terá uma definição entre camisas 2 e 3. De acordo com as cores dos adversários e a necessidade, a equipe vai alternar branco e preto. O planejamento relacionado ao lançamento da coleção 2010 e à promoção sobre a camisa preta, atualmente, são as grandes prioridades do marketing do Grêmio. O clube também prepara para março ou abril a divulgação de uma ação com torcedores, com mote financeiro, mas detalhes são mantidos em absoluto sigilo.