A Premier League foi eleita pela terceira vez consecutiva como a marca britânica mais valorizada no mundo. O resultado faz parte do ranking British Icon Index, elaborado pela Yonder Consulting, que analisou a forma como o público de 11 países responde a 14 instituições, empresas e marcas britânicas.
No ranking, a liga inglesa de futebol ficou à frente da montadora Rolls-Royce e das universidades britânicas, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ainda fizeram parte da pesquisa a British Royal House (Família Real Britânica), o British Council (instituto cultural), o banco HSBC e a companhia aérea British Airways.
Entre os resultados do estudo, 87% dos respondentes afirmaram que a Premier League os faz pensar positivamente na Grã-Bretanha. A faixa etária que mais valoriza a competição são os jovens entre 18 e 34 anos, e o torneio demonstra cada vez mais um grande alcance global, sendo a marca principal em cinco mercados da Ásia e da África.
“Por mais de 30 anos, a Premier League oferece um futebol incrível que capturou a imaginação de torcedores de todo o mundo. Isso se deve aos melhores jogadores do mundo que produzem jogos emocionantes semana após semana e ao perfil global dos nossos clubes”, declarou Richard Masters, CEO da Premier League.
Nos bastidores, esperava-se que a competição tivesse dificuldades para se manter no topo do ranking por conta da pandemia. No entanto, mesmo com a crise sanitária enfrentada desde o início de 2020, que levou inclusive à paralisação total do futebol por alguns meses, a Premier League conseguiu gerar £ 1,4 bilhão no próprio ano de 2020 com vendas de seus direitos televisivos no exterior, o que é um dos fatores que fazem com que ela seja muito reconhecida pelos torcedores de diversos países.
“O sucesso global da Premier League é uma história de sucesso de exportação, crescimento da economia e manutenção de quase 100 mil empregos no Reino Unido”, explicou Andrew Bowie, ministro das Exportações do Reino Unido.