A vitória da Argentina sobre a França na final da Copa do Mundo do Catar 2022 atingiu uma audiência global de 1,5 bilhão de telespectadores, revelou a Fifa. Segundo a entidade que comanda o futebol mundial, 550 milhões de pessoas no mundo assistiram ao jogo de abertura, em que o Equador derrotou o Catar por 2 a 0.
A federação também afirmou que o Mundial foi acompanhado por “cerca de 5 bilhões de pessoas”. A Fifa não divulgou o método para medir a audiência, mas afirmou que os números foram levantados com base nos torcedores “acompanhando o conteúdo do torneio em uma variedade de plataformas e dispositivos em todo o universo da mídia”.
Nas redes sociais, as 93,6 milhões de postagens realizadas durante o período da Copa do Mundo geraram 5,95 bilhões de engajamentos. No total, as postagens da Copa do Mundo alcançaram um montante acumulado de 262 bilhões em todas as plataformas.
Faturamento
Os números significativos de audiência e engajamento se somam ao sucesso comercial do Mundial do Catar. A Fifa afirmou que houve uma receita recorde de US$ 7,5 bilhões durante o ciclo de quatro anos encerrado com a disputa da Copa do Mundo.
Agora, o próximo desafio da Federação Internacional de Futebol será estabelecer novos recordes de audiência e interesse na Copa do Mundo Feminina, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto deste ano.