A Betfair, que anunciou um acordo de patrocínio máster ao Cruzeiro no último sábado (28), quer usar esses ativos para se aproximar dos torcedores e conseguir boa representatividade no mercado nacional de apostas esportivas.
A empresa também é patrocinadora do Palmeiras, clube em que aparece no espaço nobre da camisa do time feminino e também conta com ativações em redes socais.
“Queremos continuar a crescer no mercado brasileiro, e grande parte da nossa estratégia é nos conectarmos aos torcedores de Palmeiras e Cruzeiro, que são clubes que têm algumas das torcidas mais incríveis do Brasil. Em ambas as parcerias teremos a oportunidade de trazer experiências novas aos torcedores”, afirmou a irlandesa Kimberley Daly, diretora geral da Betfair Internacional, em entrevista à Máquina do Esporte.
Briga por espaço
A executiva sabe que a disputa por mercado no Brasil está acirrada. Desde 2018, o país permite a atuação dos sites de apostas esportivas. No entanto, a lei 13.756 estabeleceu um prazo de quatro anos para que houvesse uma regulamentação da atividade. O prazo foi encerrado em 13 de dezembro de 2022, mas o regramento para o setor ainda não foi estabelecido pelo governo federal.
Nesse período, mesmo sem a regulamentação, a atividade cresceu de maneira exponencial no país. E, para garantir visibilidade, os principais players apostaram em patrocínios a atletas, influenciadores, clubes, federações e campeonatos.
“Há muitas empresas operando no mercado brasileiro no momento”, admitiu Kimberley.
“Isso significa que temos que continuar a oferecer experiências incríveis aos nossos clientes e a fazer campanhas ainda melhores com ofertas aos apostadores brasileiros. Sempre colocamos o apostador brasileiro no centro de tudo o que fazemos”, contou a irlandesa.
Olhar local
Para obter mais sucesso no país, a empresa, que tem sede em Londres, na Inglaterra, contratou a Octagon Latam para desenvolver suas ativações de patrocínio. A agência trabalhará agora no Cruzeiro.
“Fizemos uma parceria com a Octagon Latam, temos muitas ótimas atividades planejadas para o ano, e será muito centrado nos torcedores do Cruzeiro. Estamos planejando muitas coisas incríveis entre nós, Octagon e Cruzeiro”, revelou Kimberley, que se impressionou com a paixão dos torcedores cruzeirenses pelo clube, que retornará à Série A do Brasileirão nesta temporada.
O anúncio foi feito no último sábado (28), na partida contra o Athletic Club, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), pelo Campeonato Mineiro. Se em campo o time não passou do empate em 1 a 1 contra o rival de São João del-Rei, fora dele a executiva se impressionou com o apoio da torcida.
“O Cruzeiro tem mais de 10 milhões de torcedores, e eu vi em primeira mão, no último sábado, como são apaixonados. É muito importante para nós entregarmos a eles experiências únicas e incríveis”, afirmou.
Cruzeiro
Para o Cruzeiro, que tenta se reerguer economicamente após três temporadas na Série B do Brasileirão, o apoio da Betfair será importante para desenvolver as atividades do clube ao longo de 2022. O contrato é válido por dois anos e prevê um aporte de R$ 25 milhões à equipe, que passa a ser dona do quarto maior acordo de patrocínio máster do pais, atrás apenas de Palmeiras, Flamengo e Botafogo.
“O clube estava buscando no mercado um patrocinador sólido, com presença internacional, para essa nova fase do Cruzeiro. Encontramos na Betfair exatamente isso. É uma empresa que tem uma solidez enorme”, contou Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro, à Máquina do Esporte.
“Para nós, desde o início, foi muito importante construirmos a parceria juntos. A Betfair quer realizar ativações com os torcedores. Eles querem realmente colocar os torcedores no centro de tudo. Estamos muito animados com isso”, acrescentou o executivo.
Fator Ronaldo
Dois fatores pesaram para a Betfair fechar acordo com a equipe. Por um lado, a mudança de gestão vinda com a aquisição de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro por Ronaldo Nazário.
“Quando estávamos buscando oportunidades no mercado brasileiro, no ano passado, olhamos o Cruzeiro. Desde a primeira reunião, fiquei muito impressionada com o quanto o clube é profissional e a visão que a diretoria tinha”, destacou Kimberley.
“E que os torcedores estavam no centro de todos os planos do Cruzeiro para o futuro. Foi algo que casou com o que queríamos desde o primeiro dia”, complementou a executiva.
Por outro lado, já havia proximidade entre Betfair e Ronaldo, que é embaixador da marca no Brasil. A possibilidade de casar esses dois ativos em ações da marca também interessa à plataforma de apostas.
“Temos um acordo em que o Ronaldo é embaixador da Betfair e temos outro contrato com o Cruzeiro. Fazemos ativações onde há oportunidades. Com certeza teremos Ronaldo envolvido, ao longo do ano, na ativação de algumas dessas experiências com os torcedores”, disse Kimberley.
Parcerias
Apesar de já contar com ativos importantes, a empresa de apostas afirma manter um olhar atento ao Brasil e ao que está em alta nas redes sociais daqui em busca de novas oportunidades de parcerias.
“Obviamente, estudamos o mercado brasileiro antes de escolhermos novas parcerias. Passamos muito tempo analisando. Usamos um tipo de métrica para isso. Usamos várias medições que nos permitem encontrar as parcerias certas e, em seguida, analisamos a melhor forma de ler essas métricas”
Kimberley Daly, diretora geral da Betfair Internacional
Esse trabalho de prospectar novos parceiros é tocado em conjunto com a agência contratada pela Betfair na América do Sul.
“É por isso que escolher a Octagon para realizar esse trabalho conosco foi muito importante. Queríamos pessoas com experiência local e com ativações que realmente atingissem os torcedores apaixonados e soubessem o que eles queriam”, finalizou a executiva.