Na madrugada da última terça (7) para quarta-feira (8), LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA, superando o recorde de Kareem Abdul-Jabbar, que vinha desde 1984. No entanto, o camisa 6 do Los Angeles Lakers, considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, não é um fenômeno apenas dentro das quadras, mas também nos negócios.
James possui participação nos mais variados segmentos, desde alimentação até marca de bebida alcoólica. Não por acaso, foi considerado, em maio de 2022, o segundo atleta mais bem pago do mundo pela revista Forbes, faturando US$ 41,2 milhões com salário e outros US$ 80 milhões com suas atividades empresariais e contratos de patrocínio.
A seguir, confira os principais negócios do astro do esporte mundial:
Blaze Pizza
Em 2015, LeBron James tomou uma decisão polêmica, mas que anos depois mostrou-se uma escolha acertada. À ocasião, o jogador abriu mão de seu contrato publicitário com o McDonald’s, que lhe pagava US$ 15 milhões por ano desde 2010, para virar garoto-propaganda de uma startup de pizzas customizáveis, a Blaze Pizza.
Porém, passados dois anos, em 2017, a empresa foi considerada a rede alimentícia com o desenvolvimento mais rápido do mundo pela consultoria Technomic. Desde 2011, quando LeBron investiu pela primeira vez na Blaze Pizza, a marca já retornou cerca de US$ 30 milhões ao atleta.
SpringHill Entertainment
Nomeada em homenagem ao complexo de apartamentos em que LeBron morou com sua mãe, em Akron, no estado de Ohio, a SpringHill Entertainment é a produtora de filmes do atleta. Em outubro de 2021, James vendeu parte da empresa para alguns investidores, entre eles RedBird Capital Partners, Fenway Sports Group, Epic Games e Nike.
A empresa foi responsável pela produção de “Space Jam 2: New Legacy”, com participação do próprio LeBron James, e do documentário “Mais do que um jogo”, que fala sobre a vida do atual astro da NBA em seus anos de ensino médio, além de outras obras cinematográficas.
Fenway Sports Group
Após uma parceria comercial com o Fenway Sports Group feita por meio de uma de suas empresas, LeBron James recebeu, ao invés de pagamento em dinheiro, uma participação minoritária no Liverpool pelos serviços prestados. Em 2021, o jogador de basquete trocou sua parte no clube inglês por uma quantidade de ações no grupo.
Atualmente, graças a essa participação no Fenway Sports Group, James possui uma série de investimentos no esporte, como o próprio Liverpool (Premier League) e o Boston Red Sox (MLB), entre outras propriedades esportivas.
Contrato com a Nike
Parceiro da Nike desde 2003, quando saiu do ensino médio e foi direto para a NBA, LeBron James assinou, em 2015, o maior contrato de patrocínio da história da marca até então. Com duração vitalícia, o vínculo rende dezenas de milhões de dólares ao atleta por ano.
Uninterrupted
Fundada em 2015, a Uninterrupted é uma plataforma de mídia de LeBron James dedicada a oferecer aos atletas um espaço em que eles possam se expressar da forma que quiserem e sem interferência de intermediários. Além disso, um dos propósitos da marca é levar ao público uma outra visão sobre os atletas, algo fora das quadras, campos, pistas, etc.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Wagner Giannella