A NFL não para de crescer no Brasil. Na atual temporada, além de ter transmissões semanais na TV aberta com a RedeTV! e realizar neste fim de semana o primeiro evento oficial em território brasileiro, o “NFL in Brasa”, a liga alcançou a 7ª colocação entre os torneios esportivos mais pesquisados pelos brasileiros na internet.
A revelação foi feita por um estudo da plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line Semrush. Apenas em setembro do ano passado, mês em que a temporada 2022/2023 teve início, 1,5 milhão de brasileiros buscaram pelo termo “NFL” na internet, um aumento de 50% em comparação ao mesmo mês de 2019.
“Sabemos que a internet é a principal plataforma de busca da população. De olho nesse potencial, é possível analisar tendências, dos mais variados assuntos, apenas monitorando o que as pessoas estão procurando no universo on-line. Esse interesse dos brasileiros por novos esportes pode abrir as portas para outros nichos do mercado”, destacou Erich Casagrande, head de marketing da Semrush.
Na média mensal dos principais eventos esportivos do mundo, a NFL ficou com 718 mil pesquisas, atingindo a 7ª posição, mas sendo a 2ª colocada se o futebol for retirado da lista. À frente está apenas a NBA, com 3,6 milhões de pesquisas, na 3ª colocação geral.
O futebol, como era de se esperar, domina a lista, com o Brasileirão em 1º (14 milhões), a Libertadores em 2º (4,9 milhões), a Champions League em 4º (2,7 milhões), a Premier League em 5º (2 milhões), a LaLiga em 6º (900 mil) e a Bundesliga em 8º (460 mil).
Entre os atletas da NFL, Tom Brady, agora ex-quarterback do Tampa Bay Buccaneers, que anunciou pela segunda vez a aposentadoria no início deste mês, é quem desperta mais interesse entre os brasileiros. Entre 2019 e 2022, as buscas pelo ex-marido de Gisele Bündchen cresceram 147,4%.
Em seguida, aparecem Aaron Rodgers, quarterback do Green Bay Packers, e Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs, que registraram aumentos de 92% e 30%, respectivamente.
Entre as franquias, o topo das pesquisas ficou com o Green Bay Packers, com uma média mensal de 23,4 mil buscas em 2022, seguido de Buffalo Bills (22 mil), Kansas City Chiefs (19,5 mil), Tampa Bay Buccaneers (18 mil) e Dallas Cowboys (16,4 mil).