A publicidade de bebidas alcoólicas está concentrada em programas esportivos. Essa foi a conclusão de um estudo realizado na Unifesp e divulgado pelo jornal ?Estado de S. Paulo?, que analisou 420 horas de transmissão nas quatro emissoras de maior audiência no país. O segmento concentra 69% da publicidade desses produtos. O horário em que esses anúncios são apresentados são a manhã e a tarde, o que pode ser problemático já que a exposição atinge crianças, que ainda terão a associação do produto ao esporte. Nas horas analisadas, foram vistas 7.359 peças publicitárias. Dessas, 7,6% eram de bebidas alcoólicas, o que coloca a categoria na sexta posição de mais anunciado. Foram colocados em programas esportivos 69,2% deles – outros 19,6% em novelas e 11% em programas humorísticos. As cervejas têm feito do esporte uma maneira constante de divulgação. Poucos casos ilustram tão bem quanto a Brahma. Primeira marca brasileira a ser patrocinador oficial de uma Copa do Mundo, a empresa também tem investido em clubes. Último caso foi o do Fluminense, que anunciou o patrocínio da cerveja.