A NBA anunciou o lançamento do “NBA Films for Fans”, uma iniciativa global que envolve cineastas de 11 países para desenvolver 24 curtas-metragens celebrando a liga norte-americana e o basquete de cada uma de suas respectivas perspectivas culturais.
Sete dos cineastas participantes de Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Senegal, Reino Unido e Estados Unidos estrearão seus filmes em um evento exclusivo no tapete vermelho na próxima sexta-feira (17), no Soundwell, em Salt Lake City (Utah), como parte do All-Star Game (Jogo das Estrelas) da NBA.
Após o evento de estreia, os sete filmes serão exibidos durante o fim de semana no NBA Crossover, uma experiência imersiva para os fãs, que acontecerá no Salt Palace Convention Center, de sexta-feira (17) a domingo (19), antes que todos os 24 filmes sejam disponibilizados no novo aplicativo da NBA ainda nesta temporada.
Liga global
Encomendados pela NBA, os filmes darão aos fãs uma visão mais profunda dos marcos e momentos que moldam a influência global da liga a partir da perspectiva desses criadores com origens diversas. Os cineastas tiveram acesso ilimitado aos arquivos de vídeo da NBA, e os filmes receberão suporte promocional da liga durante o restante da temporada 2022/2023.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com este grupo global de cineastas e trazer suas histórias únicas de basquete para os fãs de todo o mundo por meio do novo NBA App”
Andrew Yaffe, vice-presidente sênior da NBA
“O Films for Fans mostrará o poder do basquete para criar conexões entre pessoas de diferentes culturas e origens através de seu amor compartilhado pelo jogo e a emoção da NBA”, completou o executivo, que também é chefe de conteúdo social, digital e original da NBA.
Como parte da iniciativa e em comemoração à rica história de Salt Lake City como centro cinematográfico, o Utah Jazz produziu um curta-metragem sobre a interseção do basquete com a comunidade local, que estará entre os sete filmes a rodar no evento de estreia.
Lista de filmes
Cineastas participantes:
Damiana Acuña (México): Campos de Oro
Batandwa Alperstein (África do Sul): I Am
Utah Jazz Production em parceria com BYU Adlab (EUA): Champagne Stain*
Amaury Barrera (México): The Air Belongs to Those Who Dream
André Gustavo Délão (Brasil): Salve, Guys*
Romeo Candido (Canadá): The Highest Form
Lucius DeChausay (Canadá): Regular
Santiago Fábregas (México): Mexican Dream
Pavneet Gakhal e Amol Gakhal (Índia): Yaari*
Rodrigo Perez Galicia (México): Alley Oops
Daniel Arroniz e Sam Neter/Hoopsfix (Reino Unido): Got Next*
Carlo Ledesma (Filipinas): The Mountain Ballers
Gaurav Lulla e Amol Gakhal (Índia): Tu Bas Khel
Abdoulaye Ndao e Mohamed Diokhané Sy (Senegal): Renaissance*
Adesua Okosun (Nigéria): Contact
Jaime Peña (México): Barefoot Champions of the Mountain
Lachlan Ross (Austrália): Somethin’s Cookin in the Capital*
Sebastian Sariñana (México): Contra
Rodrigo Pesavento (Brasil): Regras Básicas
Mahavir Rawat (Índia): Redemption
Diego Huacuja T. (México): Chronicles of an Orange Ball
Eduardo Valenzuela (México): Two Choices
Paulinho Caruso (Brasil): Nas Mãos de Deus
Tier Zero (Canadá): Bounce*
*Filmes que estrearão no evento em Salt Lake City