Autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2010, o sul-africano Tshabalala se transformou em protagonista. Ele foi escolhido pela Coca-Cola para a nova versão de seu comercial sobre futebol, que vai circular em “mbito mundial.
O motivo para a escolha da Coca-Cola é que Tshabalala comemorou o gol marcado no empate por 1 a 1 com o México com uma dança no canto do campo. O camisa 8 e outros jogadores da África do Sul fizeram movimentos com os dois braços estendidos e os punhos cerrados – algo como se imitassem o movimento de dirigir um carro, todos em um mesmo ritmo.
A dança dos sul-africanos tem evidente relação com a campanha global da Coca-Cola para o futebol. O plano de comunicação da empresa é focado nas celebrações que jogadores fazem ao marcarem gols.
Quando lançou essa iniciativa, a Coca apostou no camaronês Roger Milla. O atacante fez movimentos de uma dança chamada “makossa” ao marcar um gol na Copa do Mundo de 1990, e fez isso perto de uma placa de publicidade da companhia.
A ideia da Coca para este ano foi mostrar que a celebração é o momento de maior festa no futebol. Em estandes montados nos fan fests da África do Sul, a empresa colocou várias atividades que dão ao público a oportunidade de conhecer ou repetir movimentos de comemorações históricas.
Além do gol de Tshabalala e da comemoração dos sul-africanos, a nova versão mundial do vídeo da Coca-Cola tem imagens gravadas no estádio olímpico João Havelange, também conhecido como Engenhão, que fica no Rio de Janeiro.