Os primeiros jogos da Copa do Mundo de 2010 já foram suficientes para gerar grande preocupação à Fifa. A entidade que gerencia o futebol mundial foi assombrada por uma série de ações de marketing de emboscada no torneio da África do Sul – a mais chamativa delas foi uma iniciativa da cerveja Bavária na partida entre Holanda e Dinamarca. Preocupada com a possibilidade de algo similar acontecer no ano que vem, a organização da Copa do Mundo de rúgbi resolveu se precaver.
Nesta semana, a Rugby World Cup Ltd. enviou texto a uma série de empresas espalhadas pelo mundo para falar sobre a legislação contra marketing de emboscada e comunicar limites sobre a Copa do Mundo de rúgbi, que terá a Nova Zel”ndia como sede no próximo ano.
O aviso faz parte de um ato de gestão para grandes eventos, criado em 2007 pelos organizadores da Copa do Mundo de rúgbi para proteger seus parceiros, mas sua divulgação foi fomentada pelas recentes celeumas criadas no futebol.
“Esse ato nos dá uma série de poderes para impedir coisas quando elas acontecem ou antes de elas acontecerem. Então, definitivamente temos uma posição mais pró-ativa para proteger as empresas que investem na competição”, contou Ross Young, gerente-geral da Rugby World Cup Ltd.