A Nike anunciou nesta semana um incremento de 53% em seu lucro referente ao quarto trimestre fiscal, encerrado no dia 31 de maio. No período, a companhia de material esportivo obteve saldo positivo de US$ 521,9 milhões (o lucro em igual período da temporada anterior havia sido de US$ 341,4 milhões).
O resultado confirma um período favorável para a Nike no ano fiscal de 2010. A empresa teve lucro líquido de US$ 1,096 bilhão na temporada, 28% acima do que havia conseguido em 2009.
A ascensão do lucro da Nike é reflexo de uma série de mudanças estruturais da companhia, que cortou custos, iniciou um plano de expansão de lojas e tentou fortalecer o trabalho de marcas subsidiárias, como Converse e Umbro.
Todo esse plano foi estruturado para a Nike compensar a queda de receita causada pela crise financeira internacional – a empresa ainda não retomou a trajetória positiva que ostentava antes da recessão. No terceiro trimestre fiscal, o lucro da companhia já tinha atingido US$ 496,9 milhões.
No total, a Nike fechou o ano fiscal com uma receita de US$ 5,076 bilhões, valor 4% superior ao do ano anterior (descontadas as taxas de c”mbio). O balanço anual confirmou tendência mostrada no terceiro trimestre e ratificou mercados emergentes, como a China, como principais responsáveis pelos números positivos da companhia. Esses setores tiveram evolução de 47%, enquanto a América do Norte subiu 4%.