A Band assinou, nesta quinta-feira (23), um contrato com a Brax e transmitirá a Série B do Brasileirão nos próximos dois anos (2023 e 2024). Pelo acordo, a emissora paulista exibirá quatro partidas por semana, totalizando 152 jogos até o fim do campeonato.
Entrarão na grade de programação dois jogos aos sábados, que serão transmitidos regionalmente, de maneira simultânea. Já aos domingos, haverá rodada dupla da Série B na TV aberta, a princípio às 15h e às 18h. Com isso, 76 jogos terão exibição regional e 76 partidas ganharão visibilidade nacional.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o modelo de negócio seguido por Brax e Band é igual à parceria realizada para o Campeonato Carioca. Tanto a agência como a TV irão ao mercado para vender cotas de patrocínio e apoio, com divisão da receita publicitária entre as empresas.
Além de recolocar a Série B na TV aberta, a Brax negocia, no momento, contratos com Sportv, para a TV fechada, e Premiere, no pay-per-view. O contrato com ambas as plataformas está muito próximo de ser assinado. Com isso, BandSports e ESPN estariam fora da disputa, já que o acordo com o canal do Grupo Globo seria de exclusividade.
Solução de emergência
No início de março, diante do impasse para a venda dos direitos de transmissão da Série B em 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) propôs aos clubes um contrato por quatro anos.
Em parceria com a Brax, a entidade fez a proposta de R$ 210 milhões pelos direitos comerciais nesta temporada, com reajustes anuais. A oferta foi aceita tanto pelos times que integram a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) como da Liga Forte Futebol (LFF). O Botafogo-SP, único clube da Série B que não aderiu a nenhum dos grupos, também aprovou a proposta.
Entre os clubes da Série B são filiados à Libra: Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória. Já ABC, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense participam da LFF.
Com o pouco tempo até o início da competição, o desafio era encontrar emissoras dispostas a transmitir a Série B de 2023. Neste ano, o campeonato não conta com times de maior apelo de torcida, como Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Bahia, que subiram para a Série A no ano passado.
Faltando exatas três semanas para o início do torneio, o contrato com a Band já garante exposição para os clubes da Série B e seus patrocinadores. E trata-se de um acordo com a TV aberta.