Após dez dias de exibição, a Vivo conseguiu 1,7 milhão de acessos para os filmes “1284”, de uma campanha da empresa que mostra Pelé fazendo o seu último gol pela seleção brasileira, em uma produção feita exclusivamente para a internet. O jogo fictício acontece no estádio do Morumbi, contra a seleção argentina. O filme foi produzido pelo cineasta Fernando Meirelles.
A conta divulgada pela empresa envolve a soma de todos os vídeos envolvidos na campanha colocados no YouTube. O filme tem uma versão completa, de sete minutos, outra reduzida de cinco, além de um “making of” da produção, mostrando os bastidores das filmagens. O mais visto é a versão reduzida, de 5 minutos, que contou com um banner na primeira página do site pertencente ao Google.
O filme reduzido acabou de ultrapassar a marca de 1 milhão de acessos. No ranking de mais vistos no mês, no entanto, ainda permanece atrás de outros vídeos envolvendo futebol e Copa do Mundo. Os insultos do técnico Dunga ao jornalista da SporTV Alex Escobar, por exemplo, tem 1,9 milhão de acessos somados apenas as duas versões mais visitadas. Outro vídeo recente é a campanha fictícia “Salve Galvão Birds”, uma brincadeira surgida na rede social Twitter e que teve 1,1 milhão de acessos.
A Vivo é uma das patrocinadoras oficiais da seleção brasileira. O vídeo com Pelé faz parte de sua campanha online que visa a viralização na internet. Ou seja, a intenção é que a campanha se espalhe entre os internautas da maneira mais rápida possível.