A Estrella Galicia e a Dorna Sports, gestora comercial da MotoGP, anunciaram, nesta quarta-feira (22), um acordo de patrocínio que torna a marca espanhola a cerveja oficial global da principal categoria do motociclismo mundial a partir de 2023, no lugar da tailandesa Singha. Como tem sido comum entre as empresas do segmento, a marca, que faz parte do portfólio da Hijos de Rivera Corporation, usará a versão 0.0, sem álcool, para ativar o aporte.
A ligação da Estrella Galicia 0.0 com a modalidade é antiga. A marca contribui para o desenvolvimento de talentos no motociclismo desde 2011, apoiando pilotos desde a sua primeira experiência em competição profissional nos campeonatos European Talent Cup e JuniorGP até a MotoGP, passando por Moto2 e Moto3.
Mais da metade dos 22 pilotos do grid atual da categoria principal tiveram o apoio da Estrella Galicia 0.0 em algum momento das suas carreiras. A marca acredita ter contribuído diretamente para a conquista de 12 títulos mundiais e mais de uma centena de vitórias, graças a nomes como Marc Márquez, Joan Mir, Álex Márquez e Franco Morbidelli.
De acordo com a Estrella Galicia, fechar um acordo de patrocínio global à categoria é um passo natural e fará com que a empresa alcance centenas de milhões de fãs em todo o mundo na temporada 2023, que será a mais longa da história (21 etapas) e marca uma nova era de expansão internacional da MotoGP.
“O motociclismo é um dos projetos que mais motivos nos deu para brindar com a nossa Estrella Galicia 0.0 nos últimos anos. Promover o desenvolvimento do talento do piloto desde a base tem sido e é a nossa razão de ser desde que entramos no paddock em 2011, e, depois de mais de uma década desfrutando de seus sucessos, estamos muito satisfeitos por poder dar um passo adiante e nos tornarmos a cerveja oficial do Campeonato do Mundo de MotoGP a nível global, algo que é sem dúvida um marco para a nossa empresa”, celebrou Ignacio Rivera, CEO da Hijos de Rivera Corporation.
“Não só estamos unidos por valores de excelência e inovação, mas a nossa natureza independente também nos leva a estabelecer desafios para trabalhar em conjunto com toda a comunidade, incorporando progressivamente o impacto positivo como parte da agenda da MotoGP”, acrescentou o executivo.
Pelo acordo, que foi divulgado apenas como plurianual, a Estrella Galicia 0.0 também garantirá presença global por meio das transmissões da MotoGP, bem como para os fãs nas arquibancadas, com publicidade em algumas pistas durante o primeiro ano de contrato. Esse número será ampliado a um número maior de pistas nas próximas temporadas.
Além disso, haverá um espaço dedicado no paddock para divulgar a cerveja. O contrato também engloba o desenvolvimento de iniciativas conjuntas dentro da comunidade da MotoGP em direção a um modelo de entretenimento mais sustentável que coloque a diminuição do impacto ambiental como prioridade.
Por fim, a Estrella Galicia 0.0 também estará presente na MotoGP Vip Village, área nobre do paddock, assegurando a presença da marca no programa oficial de hospitalidade corporativa da MotoGP, assim como nas redes sociais da categoria.
“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Estrella Galicia 0.0 como a cerveja oficial da MotoGP. Uma marca global com uma rica história no automobilismo é a parceira perfeita para o campeonato de motociclismo mais importante do mundo. Estamos ansiosos para ver o nome Estrella Galicia 0.0 nas pistas e nas nossas transmissões, bem como nas iniciativas no paddock e na MotoGP Vip Village à medida que solidificamos esta grande parceria”, destacou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports.
A temporada 2023 da MotoGP terá início no próximo fim de semana, com o GP de Portugal marcado para domingo (26). O término está previsto para daqui exatos oito meses, com o GP da Comunidade Valenciana, na Espanha, em 26 de novembro.