A comunicação da cerveja Budweiser mudou na fase final da Copa do Mundo. Nos jogos decisivos, a marca do grupo AB-Inbev adotou nova estratégia de uso das placas publicitárias e também mudou, por determinação da Fifa, a embalagem de seus produtos.
Nas partidas do mata-mata da Copa do Mundo, o grupo AB-Inbev seguiu com a estratégia de expor diferentes produtos em placas publicitárias de acordo com os times envolvidos no jogo – quando o Brasil estava em campo, por exemplo, esses espaços mostravam a Brahma em vez da Budweiser. No entanto, a companhia decidiu ampliar o limite e não mostrar apenas produtos.
Foi isso que aconteceu no duelo entre Uruguai e Gana, na última sexta-feira, válido pelas quartas de final. As placas publicitárias do estádio Soccer City, em Johanesburgo, mostravam o endereço do site “Bud United” (wwww.budunited.com), um canal da marca no portal de vídeos YouTube.
No entanto, a exposição em placas não foi a única coisa que mudou na Bud. A empresa também alterou a embalagem de seus produtos em estádios da Copa do Mundo. Garrafas de plástico duro, que imitavam vidro, foram trocadas por copos plásticos.
Consultada pela Máquina do Esporte, a Fifa não respondeu até o fechamento desta reportagem. Funcionários do estádio Soccer City disseram que a medida foi tomada por questões de segurança.
Segurança também é o argumento usado por pessoas que trabalham em bares de estádios para não permitir que pessoas comprem refrigerantes com tampas. Ao contrário das cervejas, esses produtos ainda são comercializados em garrafas plásticas.
Na área de imprensa, o veto a tampas de refrigerantes persiste. A diferença é que a Fifa não obriga a Budweiser a colocar cervejas em copos – ao contrário, os invólucros de media centers são de vidro.