O Botafogo busca, por meio do departamento internacional, expandir mercados e fortalecer a marca do clube no exterior. Para atingir esse objetivo, lançou projeto para enviar jogadores aos Estados Unidos, criado em parceria com a 2SV Sports, agência especializada em interc”mbio acadêmico esportivo.
A intenção é participar de torneios universitários com o Botafogo Academy, versão acadêmica do clube criada para aproveitar atletas pouco utilizados no Brasil e difundir a marca no país. “Eles não são federados nem possuem contrato, mas é oficial, há uma identidade”, explica o diretor do departamento internacional, Felipe Arantes.
A inspiração de Arantes para a criação do projeto é a própria trajetória profissional. O dirigente tentou seguir carreira no futebol e disputou ligas acadêmicas em solo norteamericano por alguns anos. “A forma que encontrei foi jogar nos Estados Unidos e, então, pagar os meus estudos com o que ganhei com o futebol”, conta.
O Botafogo irá selecionar 20 garotos nascidos até 1991 e jogar contra a Universidade de Memphis e a Universidade de Kentucky, nos dias 24 e 25 de agosto, respectivamente. Nessa partidas, olheiros norteamericanos irão acompanhar o desempenho dos atletas e poderão selecioná-los para permanecer no país e receber bolsas de estudos.
A ocasião é tida como “inédita” pelo departamento internacional do Botafogo. “Várias empresas fazem interc”mbio de jogadores, mas às vezes os pais depositam dinheiro sem saber exatamente para onde o garoto vai ou se terá suporte”, argumenta Arantes. “Com o Botafogo, o jogador sempre terá apoio”. A seleção dos atletas será realizada entre 24 e 31 de julho e a taxa de inscrição é de R$ 275.
Outra maneira de fortalecer a marca do Botafogo no exterior encontrada pelo departamento é a realização de clínicas em países europeus. “Em outubro fomos convidados para fazer clínica na Holanda, ou seja, ministrar treinos, mostrar nossa metodologia de treinamento das divisões de base”, diz o diretor.