O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs na última terça-feira (6), em encontro com governantes da Tanz”nia, a troca do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a cada oito anos, segundo informações do jornal “Estado de S. Paulo”.
A afirmação surgiu quando o líder brasileiro foi perguntado sobre renovação no cargo, ocupado por Ricardo Teixeira desde 1989. “Acho que se a CBF adotasse o que adotei quando era presidente do sindicato, a cada oito anos a gente trocava de direção da CBF. No sindicato a gente trocava”, disse.
O presidente garantiu, entretanto, que não deve interferir nas decisões da instituição. “Não posso falar da CBF porque é uma entidade particular”, afirmou. “Eu não posso votar e dar palpite”.
Ricardo Teixeira está no cargo há 21 anos, desde janeiro de 1989, ao suceder o ex-mandatário Octávio Pinto Guimarães. O dirigente enfrentou nas eleições, à época, o então presidente da Federação Paulista de Futebol, Nabi Abi Chedid. O atual mandato de Teixeira foi novamente estendido até 2014.