A Casa Brasil foi um aparato criado em Johanesburgo por um grupo de ministérios brasileiros e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) para divulgar pontos positivos do país que vai sediar a próxima edição da Copa do Mundo. Entre folclore, patrimônios culturais e pontos turísticos, um dos estandes do local possui prospectos de uma arena que classifica como “a mais moderna da América Latina”. Esse estádio, porém, não faz parte dos planos do país para 2014.
A situação inusitada acontece em um espaço reservado para falar de Porto Alegre – a Casa Brasil tem estandes das 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. A área dos gaúchos distribui revistas do Grêmio que falam sobre o projeto de um novo estádio para o clube tricolor.
O problema é que a arena escolhida por Porto Alegre para seu projeto de Copa do Mundo é o Beira-Rio, que pertence ao rival Internacional. Quando a Casa Brasil foi inaugurada, esse era o estádio exposto no estande gaúcho.
Nos primeiros dias de funcionamento da Casa Brasil em Johanesburgo, havia uma delegação representando o Internacional na cidade. Portanto, tornou-se comum ver o local cercado por pessoas com agasalhos do clube colorado.
Além disso, as prateleiras do estande tinham prospectos que falavam sobre o projeto do Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. Nos últimos dias, esse espaço foi ocupado por revistas que falam da nova arena do Grêmio.
A revista institucional também tem entrevista com o presidente do clube tricolor, Duda Kroeff, e conteúdo sobre o departamento de marketing da equipe. Toda a publicação é escrita em inglês.
Segundo a revista, a nova arena do Grêmio deve custar R$ 400 milhões. O empreendimento será erguido no bairro de Humaitá, em Porto Alegre, e tem consultoria de Carlos de la Corte, que faz parte do comitê organizador local (COL) da Copa do Mundo de 2014.