A alemã Adidas pode comemorar o seu patrocínio à Fifa, que a colocou em evidência durante a Copa do Mundo. A dona da Jabulani e fornecedora de material de doze seleções no Mundial, a empresa teve lucro líquido de US$ 295 milhões no primeiro semestre de 2010, valor 23 vezes superior ao registrado no ano passado.
O balanço, no entanto, não vem completo. Os números serão exibidos em sua totalidade apenas no dia 4 de agosto.
Os números exibidos apontam um crescimento de 7% no faturamento entre e junho, o que representa US$ 7,2 bilhões. No segundo trimestre, o lucro líquido foi de US$ 162 milhões, contra US$ 11 milhões do mesmo período de 2009.
Mesmo no começo do ano, antes da Copa do Mundo, os números da Adidas já apresentavam alta graças ao bom desempenho da marca, junto à Reebok, nos Estados Unidos.
A empresa já havia recalculado o número do lucro após a Copa. Com doze equipes, incluindo a campeã Espanha, o que mais fez sucesso foi a bola Jabulani. Polêmica, ela apareceu e vendeu, até metade do Mundial, 13 milhões de unidades.