A Inglaterra faz contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta terça-feira, o país comemora o fato de faltaram exatos dois anos para a data da abertura do evento. Para homenagear o fato, os ingleses fizeram uma série de ações para envolver a população no clima do evento que virá em breve.
A primeira loja aberta com produtos oficiais de Londres-2012, por exemplo, foi aberta com a ajuda de 78 mil voluntários e ainda contou com a presença de astros do esporte, como Michael Johnson. O velocista americano afirmou que a próxima Olimpíada será “a maior festa do planeta”.
O prefeito londrino teve outra preocupação: o modo como a população receberá os turistas. Para Boris Johnson, o povo deverá ser a “educada, cortês e sorridente – sem ser irritante – face da cidade”.
A mobilização popular foi um dos destaques da África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010 e deverá ser um dos grandes desafios tanto da Inglaterra como do Brasil em 2014. As pessoas e os serviços prestados deverão ser diferenciados para os turistas nesses eventos. Na África, o comércio ficou aberto até mais tarde e a população soube instruir os turistas.
Em Londres, outra ação que chamou a atenção foi o lançamento do segundo lote de selos que remetem a esportes praticados nos jogos olímpicos, como boxe, canoagem e natação.
A cidade está quase pronta para receber o evento. Segundo a organização, 70% das obras e construções já estão concluídas para a competição, mesmo com cortes nos investimentos de infraestrutura.