A temporada 2009/2010, a primeira depois que o meia-atacante Cristiano Ronaldo trocou o Manchester United pelo Real Madrid, consolidou o atacante espanhol Fernando Torres como grande nome do futebol inglês. Segundo levantamento feito pela consultoria SportingID, o jogador do Liverpool foi o campeão em número de camisas vendidas nesse período.
O estudo acompanhou o desempenho de vendas de camisas em “mbito mundial. A consultoria não revelou números, mas disse que Torres foi o jogador de um clube inglês com melhor desempenho nesse quesito.
A despeito de não ter feito uma boa temporada e de ter perdido o posto de titular na seleção espanhola, Torres foi impulsionado pelo tamanho da torcida do Liverpool. O meia inglês Steven Gerrard, companheiro de equipe do espanhol, foi o segundo colocado no ranking.
A terceira posição, segundo a consultoria, foi ocupada por Wayne Rooney, que se isolou como grande ídolo do Manchester United depois da saída de Ronaldo. O quarto e o quinto posto ficaram com atletas do Arsenal – Fàbregas e Arshavin, respectivamente.
O estudo considerou apenas quantidades vendidas. A consultoria não ponderou quanto as camisas geraram para as equipes e nem acompanhou a estratégia de marketing para cada um dos nomes que apareceram na pesquisa.