Depois de as ligas de basquete (NBA) e futebol americano (NFL) terem feito planos de expansão com jogos na Inglaterra, o campeonato de beisebol dos Estados Unidos (MLB) pretende lançar um projeto ousado de internacionalização. A ideia é criar uma competição na Austrália para basear essa estratégia.
A liga de beisebol na Austrália atenderá a jogadores do país e de nações da Ásia, região em que a modalidade é forte. O torneio servirá, por exemplo, como porta de entrada no esporte para japoneses, coreanos e chineses.
No início, a ideia é que a liga tenha seis times espalhados pela Austrália. No entanto, já existem planos de expansão desse número em poucos anos.
O projeto representa um retorno para a Liga Australiana de Beisebol, disputada desde 1934. No fim da década de 1990, contudo, a Federação de Beisebol da Austrália vendeu direitos sobre o torneio para a empresa Claxton Shield.
O acordo da federação local com a MLB foi assinado em novembro de 2008, mas o projeto ainda não havia sido colocado em prática a despeito de contar com apoio do governo da Austrália. Nesta temporada, a ideia finalmente será oficializada.