O Racing, da Argentina, descobriu uma forma de lucrar com os feitos de seu departamento de marketing. O clube decidiu vender sua expertise na área, em forma de consultoria, por US$ 100 mil. O Deportivo Quito, do Equador, já acertou contrato para ser o primeiro cliente.
A atual diretoria de marketing do Racing foi responsável por uma campanha de reposicionamento do clube. Para isso, fez ações para consolidar a imagem da equipe como a terceira maior marca do futebol argentino, atrás apenas de Boca Juniors e River Plate.
O departamento de marketing também fez uma campanha de apelo emocional para os torcedores, com o slogan “dono de uma paixão”, e renegociou contratos. Com a atual diretoria, o Racing fechou os atuais acordos com Banco Hipotecario (patrocinador máster) e Olympikus (fornecedora de material esportivo).
“Quando chegamos, tivemos de começar do zero. Primeiro tapamos buracos, depois começamos a gestão pouco a pouco”, contou Pablo Rohde, gerente de marketing do clube, em entrevista ao jornal “El Cronista”.
A consultoria no Equador será feita em dois momentos: em primeiro lugar, o Racing apresentará ao Deportivo Quito o modelo de gestão e as soluções implantadas no clube. Depois, fará duas viagens por mês ao Equador para vistoriar a reedição do projeto.