Nesta semana o Liga Nacional de Basquete anunciou duas novidades para a próxima temporada do Novo Basquete Brasil. Primeiramente, haverá uma nova equipe no torneio: o CECRE/Vitória. Além disso, foi estabelecido que a decisão será realizada em playoffs, como foi na última edição.
Quanto ao modelo da final, a LNB declarou que não se sentiu preparada para uma decisão em um jogo só. O presidente da entidade, Kouros Monadjemi, admitiu que a partida única “seria uma mudança muito importante na questão comercial e de marketing”, mas que vê grande potencial no playoff e que gostaria de passar a questão para a próxima temporada.
O grande interesse de uma final com partida única era a possibilidade de ter o último jogo transmitido em rede nacional por televisão aberta, em especial a Rede Globo. Isso aumentaria a visibilidade do NBB, atraindo interesse de novos parceiros.
Já a nova equipe, o CECRE/Vitória, é uma parceria do clube capixaba com o Metodista/São Bernardo, que jogará o campeonato paulista e, depois, fará o NBB em Espírito Santo. Por outro lado, o Universidade Sport Club (antigo Ulbra) e Iguaçu Basquete, que não participaram das últimas duas edições, não foram aceitos no campeonato por não apresentarem os requisitos necessários para voltar ao NBB.