Anunciada oficialmente na última quinta-feira, a permanência do atacante Neymar no Santos apressou um plano de gestão que a diretoria alvinegra vinha traçando. O jogador, que vinha sendo assediado pelo Chelsea, será o primeiro no clube a ter sua remuneração atrelada diretamente ao potencial de marketing.
Neymar tem 18 anos, e o Chelsea já havia até reservado passagens aéreas para que o jogador viajasse para a Inglaterra ainda neste fim de semana. O clube londrino chegou a admitir pagar a multa rescisória do contrato do atacante, que é de 35 milhões de euros – desse montante, 60% ficariam com o Santos.
A decisão de não ir, portanto, foi tomada pelo jogador. E o argumento usado pelo Santos para convencê-lo a ficar foi uma nova modelagem de remuneração, que o clube deve replicar agora com outros atletas.
No Santos, Neymar receberá o teto salarial do clube. Entretanto, a diretoria será parceira do jogador na captação de parceiros comerciais, e isso poderá elevar diretamente a receita dele.
O clube paulista já utilizou esse modelo no início de 2010, quando conseguiu repatriar o atacante Robinho. O jogador foi emprestado pelo Manchester City e também recebeu o teto salarial do clube. O restante da remuneração dele foi obtido em acordos com três empresas cotistas.
No caso de Robinho, apenas o nome da Seara foi confirmado como uma das marcas que investiram no jogador. A ideia com Neymar é trabalhar de forma um pouco diferente e apostar no potencial do atacante como garoto-propaganda mesmo, em campanhas de mídia das marcas que bancarem sua permanência.
O Santos já iniciou contatos com empresas dispostas a investir em Neymar, mas ainda não fechou nenhum acordo. A diretoria acredita que essas conversas devem avançar na semana que vem, a partir da confirmação de que o atacante será mantido.
“Nós achamos que conseguimos girar um valor, e o cara que quiser chegar a esse valor tem de ter apelo. E o Neymar tem muito apelo”, opinou Armênio Neto, gerente de marketing do Santos.