As polícias civis e militares de 12 cidades brasileiras, cotadas para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, fizeram curso com entidades dos Estados Unidos para aperfeiçoar metodologias de gerenciamento de eventos. A iniciativa foi tomada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo Ministério da Justiça e pela Embaixada dos Estados Unidos.
O evento, encerrado no fim da última semana, se baseou na explanação sobre o uso de equipamentos e recursos necessários para gerenciar a segurança durante grandes competições internacionais. O curso incluiu trabalhos em grupo, atividades práticas e exercícios.
“A alma do planejamento é a antecipação”, disse o subsecretário de planejamento e integração operacional do Rio de Janeiro, Roberto Sá, um dos alunos do curso. “A Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos anteviram isso e trouxeram para os participantes experiências, conteúdos e didáticas a partir da expertise dos americanos”.
A Senasp ainda pretende, até o fim de 2012, realizar outros cursos específicos para policiais que irão atuar na segurança da Copa de 2014. “O desafio é fazer todos os órgãos se integrar, porque teremos três polícias em cada federação, além das Guardas Municipais, Polícia Federal e Força Nacional, completou o secretário nacional de Segurança Pública, Alexandre Aragon.
Aproximadamente mil homens devem ser postados em Brasília para reforçar a segurança durante os eventos.