A LaLiga iniciou, nesta semana, a parceria com a Electronic Arts Inc., cuja marca EA Sports deterá os naming rights do Campeonato Espanhol pelas próximas cinco temporadas. Assim, a competição será chamada de LaLiga EA Sports no lugar do banco Santander, que deteve essa propriedade nas últimas sete edições do torneio, mas não renovou o acordo.
Já a segunda divisão será chamada de LaLiga Hypermotion, em referência à tecnologia usada no game EA Sports FC. O lançamento contou com cerimônia de lançamento com os clubes e parceiros comerciais da competição.
“Hoje iniciamos uma nova era. Fazemos isso cercados por clubes e parceiros estratégicos como a EA Sports, sem os quais nada disso teria sido possível. Juntos, queremos criar um futebol melhor para a sociedade e uma sociedade melhor para o nosso futebol”, afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.
Entre os patrocinadores da LaLiga estão Microsoft, Puma, Mahou San Miguel e BKT, entre outros. A competição também conta com um rol de parceiros regionais e locais.
Propriedade
A entrada da EA Sports como detentora dos naming rights da LaLiga acontece após uma relação comercial nos últimos dez anos. É a primeira vez que uma parceira internacional adquiriu a propriedade de patrocinadora máster do Campeonato Espanhol.
“A LaLiga compartilha nossa visão de um futuro do futebol centrado no torcedor, e essa parceria nos oferece a oportunidade de reformular a forma como os fãs se envolvem com o jogo”, disse David Jackson, vice-presidente de marca da EA Sports.
“Estamos animados com a vida que nossa parceria com a LaLiga ganhará de diversas formas, desde tecnologia audiovisual até inovação em entretenimento, de iniciativas de base a comunidades digitais, tudo com a intenção de aproximar os fãs do futebol”, acrescentou.
Outras parcerias
Além da EA Sports, a LaLiga também assinou, recentemente, uma parceria com a Legends na The Home of Football, museu em Madri que reúne uma grande quantidade de memorabília da história do futebol mundial.
O espaço é o primeiro passo na parceria entre LaLiga e Legends, da qual a Uefa também faz parte. São 600 peças utilizadas por astros do futebol em competições oficiais de Fifa, Uefa, Conmebol e LaLiga, entre outras. O prédio conta com 4.200 m2 distribuídos por sete andares e tem como um dos destaques um bar esportivo.
A Fanatics, por sua vez, torna-se a parceira com a qual a LaLiga lançará sua primeira loja on-line. As duas empresas fizeram um acordo de distribuição e fabricação para a venda de produtos oficiais da competição.
A iniciativa de comércio eletrônico LaLiga Store será lançada globalmente antes do início da próxima temporada. Os torcedores poderão acessar camisas oficiais e acessórios de treinamento. O mix de produtos será expandido ao longo do tempo para incluir clubes das duas divisões espanholas.