A feira internacional de futebol Soccerex realizou evento nesta semana no Rio de Janeiro para apresentar a edição deste ano, que será realizada no Forte de Copacabana entre os dias 20 e 24 de novembro. O ex-jogador Zico, atualmente diretor-executivo do Flamengo, foi apresentado como um dos palestrantes do evento. Contudo, a participação dele pode ser ainda maior: o dirigente rubro-negro negocia para assumir um cargo de embaixador do seminário para os próximos anos.
A Soccerex já possui dois embaixadores no Brasil. O cargo era ocupado por Carlos Alberto Torres, capitão da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 1970, e neste ano a feira acertou também com Cafu, que ocupou o mesmo posto na equipe nacional vitoriosa em 2002.
Além de serem representantes de gerações diferentes, Carlos Alberto Torres e Cafu falam a mercados distintos. O primeiro é carioca e, a despeito de ter jogado no Santos entre as décadas de 1960 e 1970, tem mais identificação com o Rio de Janeiro. O segundo, afora uma breve passagem pelo Juventude, só defendeu clubes de São Paulo quando esteve no Brasil.
Zico, assim como Carlos Alberto, tem imagem atrelada ao Rio de Janeiro. A negociação com ele, portanto, não faz parte do mesmo direcionamento que levou a feira a contratar Cafu.
“O negócio é que nós buscamos características diferentes. O Zico transmite uma coisa diferente dos outros, mais clássica. Ele também tem uma imagem de honestidade que nós valorizamos muito”, disse David Wright, diretor de marketing da Soccerex.
Os embaixadores da feira são personalidades que participam de ações e de eventos promovidos para divulgar o evento. O ex-jogador português Eusebio é um exemplo de integrante do time.