O Botafogo, líder do Brasileirão, e o Palmeiras, o último campeão, foram as entidades esportivas que ganharam mais categorias no Prêmio Confut Sudamericana, cujos vencedores foram divulgados na noite desta quinta-feira (13). A cerimônia de premiação aconteceu no Hilton Barra, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), onde ocorre o congresso da entidade.
O Alvinegro ganhou como melhor executivo de futebol (André Mazzuco), analista de dados (Alessandro Brito) e profissional de direção geral (Thairo Arruda). Já o Palmeiras triunfou nas categorias melhor profissional de finanças (Davi Gueldini), de categorias de base (João Paulo Sampaio) e ação tecnológica (reconhecimento facial).
O Flamengo, atual campeão da Libertadores, veio em seguida, com dois prêmios: melhor profissional de comunicação (Bernardo Monteiro) e de direito desportivo (Antônio Panza).
Região Sul
No Sul, Luciana Rambbo, do Grêmio, foi laureada como melhor profissional comercial. No Paraná, Athletico-PR e Coritiba ganharam uma premiação cada um. O Furacão foi eleito o clube com melhores práticas de gestão.
Já o Coxa foi premiado como melhor ação social ou sustentável pela iniciativa de criar um espaço para torcedores autistas assistirem aos jogos do clube no Estádio Couto Pereira. O projeto gerou ações semelhantes em outros clubes espalhados pelo país.
São Paulo e Santos
O São Paulo ganhou com a SPFC Play como a melhor TV de clube. Já a melhor campanha publicitária ficou com a ação Pelé no Dicionário, que contou com o apoio de entidades como Sportv, Santos e a Fundação Pelé para colocar o Rei do Futebol como um adjetivo da língua portuguesa significando “excepcional, incomparável e único”.
Rafael Zanette, head de patrocínios da EstrelaBet, foi eleito o melhor profissional de marketing esportivo. A plataforma de apostas é um dos principais players do mercado brasileiro, tendo se consolidado como patrocinador de times como Internacional e América-MG (Série A), Botafogo-SP, Ceará, CRB, Criciúma e Ponte Preta (Série B), além de investimentos em modalidades como basquete, vôlei, futsal, e-Sports e beach soccer.
Argentina
As duas únicas premiações que não ficaram com brasileiros foram para a Argentina. A AFA (federação de futebol do país) foi eleita a entidade com as melhores práticas de gestão. Já o Boca Juniors recebeu o prêmio como melhor programa de sócio-torcedor.
Etapas
Os vencedores de cada categoria foram eleitos através de votação pública no site da Confut Sudamericana 2023, com peso 1/3, e votos de especialistas, que tiveram peso 2/3.
Ao todo, o processo de premiação foi dividido em cinco etapas. A etapa 1 correspondeu à seleção dos especialistas no mercado. Na segunda etapa houve a divulgação dos votos dos especialistas.
Na etapa 3 foram definidos os finalistas eleitos pelos especialistas em cada categoria. Na etapa seguinte, a votação passou a ser aberta ao público. Finalmente, na última etapa, os vencedores de cada categoria foram anunciados.
Dentre os critérios levados em consideração no momento da votação estão incluídos impacto comercial, exposição de marca, saúde financeira, redução de responsabilidade, destaque midiático, impacto nas ações e rendimento esportivo.
Premiados
Confira abaixo a lista completa dos premiados da Confut Sudamericana 2023:
1. Profissional Executivo de Futebol: André Mazzuco (Botafogo)
2. Profissional Comercial: Luciana Rambbo (Grêmio)
3. Profissional de Comunicação: Bernardo Monteiro (Flamengo)
4. Profissional de Finanças: Davi Gueldini (Palmeiras)
5. Profissional de Direito Desportivo: Antônio Panza (Flamengo)
6. Profissional de Marketing Esportivo: Rafael Zanette (EstrelaBet)
7. Profissional de Categoria de Base: João Paulo Sampaio (Palmeiras)
8. Profissional de Análise de dados: Alessandro Brito (Botafogo)
9. Profissional de Direção Geral (CEO): Thairo Arruda (Botafogo)
10. Melhor TV de clube: SPFC Play
11. Melhor Programa de Sócios: Boca Juniors
12. Melhor Campanha Publicitária: Pelé no Dicionário
13. Melhor Ação Social ou Sustentável: Coritiba e Autismo
14. Melhor Ação Tecnológica: Reconhecimento Facial (Palmeiras)
15. Confederação com Melhores Práticas de Gestão: AFA
16. Clube com Melhores Práticas de Gestão: Athlético Paranaense