Se ainda existia alguma dúvida do potencial da Copa do Mundo Feminina 2023 na mídia brasileira, a estreia da seleção comandada por Pia Sundhage no torneio nesta segunda-feira (24) acabou com todas elas. Tanto a Globo como a Cazé TV alcançaram recordes históricos com a goleada do Brasil sobre o Panamá por 4 a 0, em jogo disputado em Adelaide, na Austrália, e válido pelo Grupo F.
Na Globo, a partida obteve a maior audiência da faixa horária (das 8h01 às 9h57) desde agosto de 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Segundo dados prévios, foram 16 pontos de audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT), que monitora os 15 principais mercados do país. Trata-se de um crescimento de 100% em comparação com a mesma faixa horária nas quatro segundas-feiras anteriores.
Em São Paulo, foram 14 pontos de média, enquanto no Rio de Janeiro a transmissão alcançou 20 pontos, com crescimentos de 75% e 82%, respectivamente, quando comparada à faixa nas quatro semanas anteriores.
De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto equivale a 76.953 residências ou 206.674 indivíduos na Grande São Paulo. Já no Rio de Janeiro, um ponto representa 49.547 lares ou 125.405 pessoas. Por fim, no PNT, um ponto corresponde a 268.083 casas ou 717.088 indivíduos.
Vale destacar ainda que, no Twitter, o termo “Renata Silveira”, que foi a responsável pela narração da partida, além das hashtags #CopadoMundoFeminina e #SeleçãoFeminina, entraram para os principais assuntos da plataforma no Brasil.
Recorde mundial no YouTube
A Cazé TV, por sua vez, bateu o recorde mundial de audiência simultânea de uma transmissão de futebol feminino no YouTube nesta segunda-feira (24). A plataforma de streaming de Casimiro Miguel alcançou mais de 1 milhão de aparelhos conectados ao mesmo tempo ainda no primeiro tempo do duelo entre Brasil e Panamá.
Para se ter uma ideia, o recorde anterior era do confronto Estados Unidos x Vietnã, disputado na última sexta-feira (21) e válido pela primeira rodada do Grupo E do Mundial. A vitória norte-americana por 3 a 0 atingiu 251 mil espectadores, ou seja, um quarto do que foi alcançado na estreia brasileira.
Com uma vitória convincente, com direito a placar elástico, a seleção brasileira irá com moral para enfrentar a França na segunda rodada. O jogo está marcado para o próximo sábado (29), às 7h (horário de Brasília).