As pessoas que praticam esporte casualmente se atentam mais às marcas na hora que compram seus vestuários esportivos do que ao tecido utilizado por eles, mesmo que deem uma considerável import”ncia a esse detalhe. Essa foi uma das conclusões que conseguiu a Invista após encomendar uma pesquisa qualitativa com esse público, e é essa a questão que a empresa quer reverter em sua atual campanha.
A intenção da Invista é alavancar a sua marca para fio poliamida, a Supplex. A campanha quer conscientizar os seus consumidores de que o tecido do uniforme para esportes é um fator decisivo para um melhor desempenho, fazendo com que as pessoas se atentem mais ao material usado do que a marca do produto.
A pesquisa foi feita em parceria com a Santa Const”ncia, que produz os tecidos de fato; a Invista faz a produção apenas do fio, sendo o Supplex um de seus produtos. Apesar da parceria com marcas como a Adidas e a Speedo, a gerente de Activewear da Invista, Danielle Freitas, ressalta a intenção de lidar com o público alvo diretamente. “Nós queremos criar uma cultura entre os consumidores, educá-los para entenderem o que é o fio que produzimos e como ele é importante na sua atividade física”, afirmou Freitas.
O primeiro passo dessa campanha está em um site temporário, com um concurso cultural até dezembro. A página explica o que é o fio Supplex e convida o internauta a participar de uma promoção que o leva a uma corrida de rua. O vencedor pode escolher entre o trajeto no Rio de Janeiro, em Salvador ou em São Paulo.
Com a pesquisa realizada, a empresa quis criar um perfil do consumidor de vestuários esportivos. Apesar da amostragem limitada – um universo de apenas 40 pessoas – o levantamento tentou exibir o modo como homens e mulheres pensam o esporte, divididos em grupos de 20 a 28 anos e 35 a 42 anos. As pessoas foram escolhidas nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.
Os dados foram suficientes para a Supplex fazer algumas conclusões, como a diferença no modo como mulheres compram suas roupas esportivas. As mais velhas dão prioridade ao conforto e a roupas que não ressaltem as pequenas imperfeições corporais. Já as mais novas buscam a maior beleza do vestuário, apesar de os dois grupos refutarem o padrão estético vigente. Já entre os homens, o aspecto lúdico do esporte é mais valorizado, sem diferenças significativas entre as idades distintas.
Se o aspecto estético é menos valorizado entre os homens, a qualidade de tecido recebe maior atenção. A pesquisa apontou que eles chegam a checar a etiqueta para verificar a qualidade do material que está sendo comprado. Esse fato pode ser tão importante que parte desse público dispensa até o provador, sentindo-se satisfeito apenas com essa informação. E essa é a atitude que a Supplex espera alcançar.