Sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2012, Londres será explorada como modelo nesta semana em um seminário no Brasil. O evento acontecerá nos dias 14 e 15, no Rio de Janeiro, cidade que receberá o megaevento em 2016.
O seminário “A Olimpíada e a cidade – conexão Rio-Londres” usará o exemplo da cidade brit”nica para debater o quanto a realização da competição pode mudar a estrutura carioca e quais são os legados possíveis do evento.
“O segredo de Londres está no planejamento prévio e detalhado, que permitiu à Autoridade Olímpica traçar uma estratégia que concilia as exigências dos Jogos e as demandas dos cidadãos londrinos”, disse Jacqueline Rast, presidente da divisão de grandes programas da CH2M Hill, que estará em um dos painéis do evento.
A produção do seminário será dividida entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O evento acontecerá no Palácio da Cidade (em Botafogo, no dia 14 de outubro) e na sede do IAB (no Flamengo, no dia 15 de outubro).